FAU

CENTRAL DE IMPORTAÇÃO

A utilização de produtos importados é, quase sempre, indispensável para o desenvolvimento de pesquisa científica, e quando se torna necessário, requer do pesquisador um caminho burocrático e dificultoso, que pode atrasar o desenvolvimento de sua pesquisa, caso resolva gerir e se responsabilizar por todo processo de importação. Neste sentido, a Fundação de Apoio Universitário – FAU, com sua experiência e know how, passa a oferecer aos pesquisadores a sua estrutura e seus serviços para importação de materiais e equipamentos para pesquisa, incluindo os projetos do CNPq.

Com uma equipe composta por profissionais qualificados, a FAU é capaz de atender a toda demanda de projetos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de se responsabilizar por todo o processo de logística de importação, facilitando o desenvolvimento prático da pesquisa.

Nosso Objetivo

Realizar processos de importação e logística de máquinas, equipamentos, instrumentos, insumos, aparelhos, animais, produtos químicos e radioativos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios e matérias-primas, destinados a pesquisa científica e aprovados em projetos de pesquisas apoiados por agências públicas e pela iniciativa privada, por meio de convênios.

Compete à Central de Importação

Receber solicitações de professores coordenadores de projetos, para importação de materiais e equipamentos.

Orientar os professores sobre o processo de importação.

Cotar as despesas aduaneiras.

Solicitar Licença de Importação por meio de despachante aduaneiro ou Importa Fácil Ciência.

Realizar o fechamento do câmbio.

Contratar Seguro Internacional.

Efetuar contratações de serviço no exterior.

Recolher despesas aduaneiras e despesas operacionais para execução do objeto contratado.

Entregar os produtos em perfeitas condições de uso.

Transferir o bem para entidade responsável perante a Receita Federal.

Prestar contas do processo de importação.

Procedimentos

O coordenador de projeto deverá procurar a Central de Projetos da FAU para realizar uma análise do objeto a ser contratado. Havendo o interesse, o coordenador deverá preencher o “Formulário de Importação FAU”, com informações relevantes para a elaboração do “Contrato de Cooperação entre a FAU e a UFU”, e encaminhá-lo juntamente com uma cópia do projeto aprovado e do “Termo de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro a Projeto”.

Após a entrada destes documentos, no momento da assinatura do contrato, o coordenador será cadastrado no Portal FAU, o que permitirá realizar seu pedido de importação e, ainda, acompanhar o status detalhado deste.

Finalizada a importação, a FAU se responsabilizará pela entrega e transferência do bem para a entidade responsável, mediante a autorização do órgão da Receita Federal, bem como, a realização da prestação de contas das despesas aduaneiras.

As Despesas Operacionais da Gestora (FAU) para a execução da importação será limitadas em 5% sobre a somatória dos valores do bem e das despesas aduaneiras.