FAU

Compartilhar experiências na gestão em saúde para melhor entender o problema e otimizar as soluções

Foto: banco de imagens

Mais de 80% da população brasileira, tem o SUS como referência de atendimento à saúde.

Inteligência artificial, inovação tecnológica, atualização de Leis e as expectativas da população, atualmente, tem sido temas de grande interferência no cotidiano e qualidade do atendimento às pessoas. Na área de saúde a urgência é sempre maior, e criar cursos de gestão tem sido desafio para envolver o máximo de inovação envolvendo mais áreas do conhecimento formando uma rede multidisciplinar. 

Com este cenário, o principal objetivo do Curso de Especialização em Gestão e Saúde Coletiva está em ampliar a capacidade de encontrar soluções de problemas e implantação de serviços cada vez mais eficientes. “Quando pensamos o conteúdo do curso a ideia foi capacitar os profissionais da rede de saúde na atualização dos conteúdos teóricos, portarias, fluxos e novos indicadores do Ministério da Saúde”, assim como agregar conhecimento para os futuros profissionais que almejam trabalhar no serviço público, explica a professora Jaqueline Vilela Bulgareli coordenadora do curso de pós gestão em saúde da UFU.  

O curso de pós graduação oferecido pela FAU, foi elaborado por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e outras universidades parceiras. Ele traz a experiência de projetos já bem sucedidos. Um deles é o que leva a residência e extensão dos cursos de enfermagem, medicina, nutrição e odontologia para municípios da região e promove a troca de conhecimento entre gestores da rede municipal e graduandos no estágio final de formação. 

Uma das referências da pós em gestão e saúde coletiva é o curso realizado pela Unicamp, finalizado o ano passado, onde o foco associa atualização do Sistema de Saúde com a capacidade de planejar a gestão. As disciplinas abordam questões que envolvem as especializações da rede básica, serviços ambulatoriais, centros de diagnósticos e ambiente hospitalar considerando ainda a capacidade tecnológica. 

Com a experiência de projetos passados, um dos principais objetivos da pós é a atualização do conhecimento com uma visão ampliada, de como funciona o sistema de saúde. “O reconhecimento, pelos alunos, de que o SUS é gigante, que é a maior política pública já executada nesse país, que de fato necessita muito de recursos, que a atenção primária à saúde é de fato de suma importância na resolutividade e que ela é sim, complexa e necessita recursos financeiros, humanos e tecnológicos são conhecimentos significativos para a gestão”, disse a professora da Faculdade de Odontologia da Unicamp Luciane Miranda Guerra uma das idealizadoras do curso de pós graduação de gestão em saúde. 

O curso será no formato EAD e serão realizados fóruns para abordar problemas do cenário atual e estimular a troca de experiências. “Isso enriquece muito, essas discussões aproximam mais o professor e ampliam o conhecimento”, completa a coordenadora da pós e professora da UFU, Jaqueline Vilela Bulgareli. 

Outra novidade está na elaboração de um conteúdo teórico com indicação de artigos, conteúdo com as novas políticas, portarias e regras de repasses de recursos. Todas as aulas serão gravadas para disponibilizar aos alunos. “Após o primeiro ano do curso já teremos conteúdo significativo para no final da pós chegarmos a um ebook que será disponibilizado para o aluno”, conclui Jaqueline Vilela Bulgareli.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 20/12/2023 às 15:16

Compartilhe