A decisão foi tomada de acordo com o artigo 21 do Estatuto da Fundação de Apoio Universitário (FAU)
Neste mês (abril) o Conselho Curador da FAU aprovou a indicação para o a direção executiva da Fundação. A decisão foi de manter no cargo, para o segundo mandato, o diretor Rafael Visibelli, renovando a gestão por mais 3 anos. Rafael completa 6 anos da direção executiva da FAU, até 2021 não existia limitação de prazo para o cargo.
O conselho Curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU) é formado por membros da sociedade por meio da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB), representantes dos servidores técnicos administrativos e das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Uberlândia e membro indicado pelo reitor da UFU.
Entre outras atribuições para a gestão da FAU, o Conselho Curador também indica a respeito da ocupação do cargo de direção da Fundação. Por decisão do Conselho Curador da FAU, o atual diretor, Rafael Visibelli Justino, terá mandato estendido por mais 3 anos.
Durante a atual gestão a FAU passou planejamentos estratégicos de recuperação e investimento. Agora, com a decisão do Conselho Curador de estender o mandato, do diretor executivo, por mais 3 anos, nova meta é a consolidação do perfil da Instituição. “Nós conseguimos apresentar um crescimento significativo e conquistas em diversas áreas-chave da FAU agora precisamos empenhar esforços no fortalecimento do que foi conquistado e consolidação por meio de maior inserção na sociedade e ampliar as parcerias entre empresas e nossas Instituições de Ensino Superior apoiadas. É nosso papel junto ao setor público para incentivar cada vez mais e com novidades de modelo para o fortalecimento da pesquisa e inovação, da extensão, da cultura e do ensino”, destacou Rafael Visibelli.
A FAU tem atualmente 6 Universidades e Institutos Federais de Ensino Superior (IFEs) apoiados além do Hospital de Clínicas da UFU/EBSERH. De acordo com o diretor executivo as conquistas refletem não apenas na evolução da administração, mas também consolida a FAU como uma instituição financeiramente sólida e autossuficiente. Além disso, a modernização da infraestrutura e a adoção de novas tecnologias de TI impulsionaram em busca da eficiência operacional e conquistas de referência na condução dos processos de modernização.
No ano passado FAU se tornou a primeira fundação credenciada, pela UFU, a receber do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) o prêmio Boas Práticas, pela implantação em 2022 do novo processo de gestão de atendimento. O sistema criou campos de descrição para o registro de demandas dos coordenadores de projetos universitários, disponibiliza campos para organizar de forma cronológica as solicitações otimizando a comunicação entre os analistas da FAU e os clientes.
Atualmente são mais de 1500 projetos em execução, de acordo com o diretor executivo, a adoção de um novo processo de comunicação foi necessária para corresponder à demanda. Com autonomia administrativa, financeira e patrimonial a FAU atua como ponte entre as Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação públicas e o setor privado, viabilizando a transferência de tecnologia.
Outro resultado de destaque foi conquista classificação máxima em gestão recebido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig). Com esse reconhecimento a FAU atingiu o nível máximo de credenciamento entre as Fundações de Minas Gerais. Para conseguir a nota máxima a FAU precisou demonstrar comprometimento com a implementação de programa de integridade e processos de melhoramento da infraestrutura. Outra forma de gestão que contribuiu para a classificação foi a capacitação permanente de profissionais desde acompanhamento a assinatura de contratos até a administração financeira dos projetos e licitações internacionais.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 19/04/2024 às 14:25