FAU

Curso em ciências avícolas busca fortalecer as barreiras sanitárias e manter o Brasil livre da influenza aviária

FONTE: da imagem | https-//kiwa.com
O curso foi elaborado pelos professores da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU e vai atender inclusive a área de análise de dados.

O curso é um dos mais procurados pelo público em geral, preparado pelos professores da Universidade Federal de Uberlândia já está fechando a sexta turma. Os alunos são profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam no setor avícola por todo o país, pela necessidade do mercado, o curso de pós graduação especialização em Ciências Avícolas acontecerá na modalidade à distância.

Uma das maiores preocupações é manter os profissionais que atuam no setor produtivo atualizados quanto a sanidade animal. Neste caso, especialmente no que diz respeito às barreiras sanitárias, para algumas doenças como a influenza aviária já presente em países vizinhos ao Brasil. “A influenza aviária já é um problema na Europa, Ásia, Estados Unidos e alguns de nossos vizinhos e esperamos gerar mais conhecimento, estudar mais para tentar manter nosso país livre da doença.  Com a atualização do conhecimento poderemos identificar melhor, fazer diagnósticos mais rápidos e precisos e traçar melhores estratégias no dia a dia”, destaca Bruno Vieira coordenador do curso de pós graduação.

Além da área de saúde o curso envolverá técnicas de manejo e produção com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas já adotadas e manter em segundo lugar na produção mundial de carne de frango e em primeiro lugar na exportação. De acordo com dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2022, foram produzidas mais de 15 milhões de toneladas de frangos. “O mercado avícola brasileiro há décadas é forte e ativo na contratação de mão de obra e demanda de profissionais com habilidades específicas, por isso é intensa a busca por profissionais cada vez mais qualificados, e é esse nosso objetivo, atualização”, completa o coordenador do curso de pós-graduação.

Com a força econômica do setor as áreas de finanças e análise de dados também serão abordadas, todas divididas de forma igualitária em número de aulas. Serão quase 40 professores, mais da metade desse número da UFU, além de doutores da área que atuam no mercado brasileiro e internacional.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 08/03/2024 às 09:29

 

Compartilhe