Turma formada na ultima edição do curso de pós.
Imagem: arquivo Faced
Em todo espaço, seja no campo escolar ou corporativo, os profissionais têm buscado cada dia novas possibilidades para lidar com o comportamento humano.
Nesse cenário, a psicopedagogia vem oferecendo metodologias cada vez mais significativas ao aprendizado em diferentes contextos e perspectivas. Em praticamente todo espaço, de ensino ou não, existe necessidade de aplicação dos conhecimentos da área. O mercado de trabalho ganhou oferece espaço oportunidades para o profissional psicopedagogo, desde o trabalho em escolas, empresas, organizações sociais (Ongs) até em clínicas e escolas.
Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Faculdade de Educação (FACED conta com um grupo de estudos e pesquisas em psicopedagogia (GEPPE) para atender as demandas desse novo mercado. Os pesquisadores, professores e doutores desenvolvem há mais de 20 anos atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O grupo de pesquisadores estudam ferramentas que articulam conhecimentos da área da educação e os resultados levaram a conteúdos que servem de base para cursos cada vez mais atualizados com o mercado e com o comportamento humano.
O mais recente projeto vai reunir conhecimentos de diferentes campos do saber, como a neurociência, a fonoaudiologia, a psicologia, a pedagogia, a psicomotricidade, dentre outros, em novo curso de especialização, em psicopedagogia. “Nesse sentido, o curso oferece um currículo interdisciplinar para contemplar o ser humano em uma perspectiva sistêmica de desenvolvimento”, afirma a professora Maria Irene Miranda, pesquisadora e doutora da FACED.
O curso de pós-graduação em psicopedagogia é um dos mais tradicionais da UFU, acontece há 23 anos e se destaca pelo baixo índice de evasão; 80% dos matriculados concluem o curso.
Durante o curso os alunos também participam de estágios supervisionados e realizam acompanhamento psicopedagógico gratuito a estudantes de escolas da rede pública de ensino.
“É uma forma dos futuros psicopedagogos vivenciarem o trabalho psicopedagógico e ainda contribuírem com a educação pública, assim, estão articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, sob a orientação do corpo docente do curso”, completa a coordenadora.
Mais informações sobre o curso de pós em: https://cursos.fau.org.br/curso/psicopedagogia/
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 29/05/2024 às 15:15