FAU

Fau realiza workshop com pesquisadores e representantes dos laboratórios que atendem Embrapii e Petrobras

Workshop teve como objetivo o aprimoramento dos processos de PD&I realizados pelos pesquisadores da FEMC UFU

O primeiro workshop realizado pela direção da FAU faz parte do planejamento estratégico de melhorias, implementado continuamente pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) desde 2018.

O encontro foi realizado no auditório da Fundação, durou quase 4 horas e envolveu os principais pesquisadores dos laboratórios da Faculdade de engenharia mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste primeiro momento o foco foi atender aos laboratórios credenciados junto à ANP que atendem a Petrobras e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii).  

Frente a frente e em uma dinâmica inédita, pesquisadores e os gestores de departamentos alinharam todos os pontos para ajuste de procedimentos, considerados “dores” com baixa resolutividade.

Foi um ouvir e discutir para encontrar como e por quem devem ocorrer as ações de ajustes sempre em trabalho conjunto. O objetivo em comum é dar maior celeridade, desburocratizar e maior assertividade nos atendimentos feitos aos pesquisadores.

A FAU tem investido continuamente em melhorias, contratando e implementando novas ferramentas. Nesta etapa as demandas dos pesquisadores e coordenadores de laboratórios foram alinhadas com os gestores de setores. 

O desafio principal está em alinhar às regras dos financiadores, da legislação fiscal e trabalhista. Entre outros procedimentos os que envolvem compras, patrimônio, prestação de serviços e contratações de profissionais pela FAU, para atender as demandas dos laboratórios. “O que fizemos nesta etapa deverá ser parte de um processo contínuo de melhoramento no atendimento da FAU aos seus apoiados. Começamos com os laboratórios da FEMEC /UFU que atendem os principais órgãos de fomento e incentivo, mas todas as nossas instituições apoiadas fazem parte desse planejamento, elas são nossos clientes e precisam de atendimento cada vez mais estreito e assertivo”, completa Rafael Visibelli, diretor da FAU.

O resultado do workshop foi a elaboração de um plano de ações internas para atender às solicitações recebidas. As demandas relacionadas à FAU foram encaminhadas para os departamentos apropriados e categorizadas. Algumas delas exigiram reforço nos procedimentos e foram tratadas de imediato, as que demandam a criação de novas ferramentas estão em processo de análise para implementação. Os pedidos que se referem às regulamentações externas serão mantidos para cumprir legislações ou normas dos financiadores. Uma das ações que demandarão esforço conjunto se referem aos procedimentos das instituições apoiadas junto às suas Institutos Federais de Ensino Superior (IFES), neste caso poderão ser reforçadas as agendas de diálogo junto as Universidades (pró-reitorias e departamentos).

Após os encaminhamentos o relatório do plano de ação foi enviado aos coordenadores e pesquisadores contendo os primeiros resultados. A atividade será continuada com o agendamento de um novo encontro previsto a partir do mês de abril. “Estamos seguindo agendas para visitar importantes Fundações, com o propósito de entender como lidam com questões em comum, entre outros procedimentos, para compartilhar com nossos apoiados. Além disso, planejamos criar manuais de instruções para facilitar o atendimento. Também está prevista a realização da segunda etapa do Workshop FAU/PETROBRAS/Embrapii: ‘Aprimorando Relações e Serviços’, para avaliar as deliberações feitas”, conclui Visibelli.

 

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 29/02/2024 às 15:48

Compartilhe