A nova diretoria da divisão de captação de recursos da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), de Uberaba, se reuniu com o diretor da Fau, Rafael Visibelli e com a gerente de projetos, Crisley Almeida. O assunto principal foi conhecer as possibilidades de captação de recursos, em parceria com a FAU, a UFTM já é parceira há 1 ano da FAU.
A Fundação de Apoio Universitário (FAU), foi criada para oferecer apoio no desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Uberlândia. Sendo uma organização de direito privado sem fins lucrativos a FAU também constitui parcerias com outras instituições de ensino para realizar a gestão de projetos desenvolvidos pelas Universidades.
Por meio de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, as instituições captam recursos que possibilitam ampliar as ações e ainda investir na infraestrutura. “Lá na UFTM temos hoje apenas uma prestação de serviços e temos potencial para muito mais, é o que desejamos explorar, daí a importância dessa reunião para conhecer os caminhos que temos para captar recursos com mais serviços para a sociedade, como pesquisas na área de materiais para física ou química, por exemplo”, disse Marcos Dionízio, diretor de captação de recursos da PróPlan da UFTM. De acordo com o diretor existe grande potencial na UFTM para prestação de serviços junto a comunidade, um exemplo apontado foi a possibilidade de ampliar a cultura em Uberaba captando recursos para o Centro Cultural.
Para a comunidade acadêmica, as parcerias com a FAU auxiliam na condução dos projetos; o pesquisador e professor atuam no desenvolvimento da atividade proposta pelo projeto e a Fundação na gestão burocrática, desde aos processos de compra ao acompanhamento do cronograma e prestação de contas. “O desafio hoje é buscar caminhos menos burocráticos, sem alterar a segurança legal dos projetos e cursos, bem como na flexibilização dos prazos de circulação dos projetos entre as Pró-Reitorias” complementa Rafael Visibelli, diretor da FAU.
Além da gestão dos projetos a FAU também auxilia no entendimento das formas de captação de verba para realização de projetos. São diversas as fontes de recursos, desde às Fundações como FAPEMIG, FUNDEP, FINEP a projetos junto as empresas das áreas petrolífera, siderurgia, mineração e automotiva já parceiras da FAU.
Uma modalidade também utilizada em projetos é feita junto aos Ministérios Público do Trabalho, Federal e Estadual para utilização de recursos dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC), dinheiro proveniente de multas aplicadas em empresas. Nos últimos 4 anos, a FAU realizou a gestão de projetos que somaram mais de R$ 10 milhões. “É preciso conhecer os caminhos, aqui na UFU nós ainda contamos com a parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (ProPP) para estimular os professores a elaborarem projetos para captação de recursos”, completa o diretor da FAU.
Outra forma de captação de recursos se dá por meio de cursos on line ou presencial de pós-graduação e MBA. Para atender a sociedade, a FAU analisa a demanda do mercado junto as empresas, identifica a necessidade e gera a oportunidade de ensino com as Universidades parceiras. De acordo com o potencial de cada Universidade é elaborado o curso. Em todos os casos de captação de recursos eles são compartilhados entre a Instituição e a Fundação e aplicados em melhorias, como equipamentos para graduação e pós graduação. “O desafio é buscar parcerias, promover essa união para crescermos juntos apoiando umas às outras para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, destaca Fabiana Teixeira, administradora a divisão de captação de recursos da UFMT.
Além da UFMT, a FAU mantém parcerias com a UFU, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Rondonópolis (URF), Hospital De Clínicas UFU/EBSERH.