João Agreli, Rosangela Dantas de Oliveira, organizadores do BioHq3, e Sertório de Amorim e Silva Neto, diretor da EDUFU, durante a entrega da Menção Honrosa, no 11º Prêmio ABEU, em São Paulo.
Imagem: Arquivo ABEU
O BioHq3: Insetos, o terceiro volume da coleção Biologia em Quadrinhos, recebeu Menção Honrosa na categoria Ciências da Vida. A premiação ocorreu durante o 11º Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), no último dia 25 na cidade de São Paulo. A obra faz parte de uma coleção de livros de divulgação científica que tem como objetivo principal apresenta resultados de pesquisas na área de Biologia de forma mais lúdica, usando a linguagem as HQs. O Prêmio destacou o esforço da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) em promover a divulgação científica de forma criativa e acessível.
O BioHq3, publicado pela EDUFU, faz parte do projeto “Biologia em Quadrinhos”, organizado por João Agreli, Rosângela Dantas de Oliveira e Solange Cristina Augusto, que contou com o apoio da FAU em todas as edições. A Menção Honrosa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias é um reconhecimento importante, atesta a qualidade científico-literária e eleva seu valor no cenário das publicações universitárias brasileiras.
O livro apresenta 10 histórias em quadrinhos divulgam algumas das pesquisas desenvolvidas na UFU, abordando temas como a evolução dos insetos e os serviços ecossistêmicos prestados por esses seres, como o controle biológico e a polinização. O objetivo do projeto “Biologia em quadrinhos” é popularizar a Ciência e oferecer mais ferramentas de ensino para um público que vai da educação básica a professores e estudantes de artes. “O prêmio da ABEU (associação que reúne as editoras universitárias brasileiras) é um justo reconhecimento da grande qualidade das publicações da nossa Editora, que tem a FAU como uma importante parceira. Por outro lado, é uma vitrine importante para o trabalho realizado pelos professores e professores da UFU, os verdadeiros premiados na ocasião.”, destaca Sertório de Amorim e Silva Neto, diretor da editora da UFU.
O BioHq3: Insetos contou também com o suporte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP-UFU), da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Projeto Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “É importante destacar que a premiação celebra a capacidade da UFU não apenas na produção de conhecimento de excelência, mas também na inovação da forma de compartilhá-lo, contribuindo para um ensino de Ciências mais dinâmico e inclusivo”, destaca a pesquisadora e coordenadora Solange Cristina Augusto.
O Prêmio da ABEU é um reconhecimento importante, que reconhece e valoriza os livros produzidos e editados pelas universidades, incentivando a qualificação das edições e a excelência do conhecimento veiculado.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 17/12/2025 ás 17:30




