Palestra Carlos Rodrigues Assessor Adjunto de Gestão Institucional da ANEEL em palestra sobre o setor elétrico no auditório da Faculdade de Engenharia Elétrica /UFU.
A participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fortalece a conexão entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o setor elétrico. A abertura do curso de extensão em literacia energética aconteceu no último dia 08 (terça-feira), no auditório da Faculdade de Energia Elétrica (FEELT), no Campus Santa Mônica, e falou sobre transição energética, sustentabilidade e das tecnologias envolvidas desde a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil.
O curso de extensão sobre literacia energética, busca capacitar os estudantes para os desafios do setor elétrico, combina uma visão geral sobre o funcionamento do setor, com a compreensão sobre o papel da Aneel como órgão regulador, dos direitos e deveres dos consumidores de energia, além de tratar sobre temas atuais e relevantes como transição energética justa e participação feminina no setor elétrico.
A literacia energética é um assunto que está ligado diretamente no processo de participação social, especialmente por parte do consumidor. “Entendemos que a compreensão do setor elétrico pode contribuir não só para a formação dos estudantes, abrindo novas possibilidades profissionais, mas também vem como um instrumento de empoderamento cidadão, essencial para uma transição energética justa, que contempla a participação dos consumidores de energia. Nesse sentido, o público universitário é um dos mais estratégicos para esse processo, pois se trata de um público formador de opinião no contexto dos núcleos familiares e da sociedade de forma geral.”, enfatiza o Assessor Adjunto de Gestão Institucional da ANEEL, Carlos Rodrigues.
Outro ponto importante com a realização do curso de extensão é a sinergia entre a agência, o setor e a universidade. “Essa parceria com a ANNEL é super relevante estaremos ajudando o órgão a resolver problemas internos, questões tecnológicas, a resolver questões de processo da própria agência e, ao mesmo tempo apresentar o mercado de trabalho para os alunos”, completa Carla Bonato Marcolin, coordenadora do projeto e professora da FAGEN.
Os cursos de extensão universitária são importantes para romper as barreiras da sala de aula aplicando teoria em necessidades reais e, fortalece a universidade além de atualização curricular. “Assim como os projetos de extensão, também os de pós-graduação tem a relevância de transferir conhecimento para a sociedade. Outro ponto importante é a aproximação com a população levando o conhecimento acadêmico para além dos muros da universidade. Nesse sentido, a FAU atua como o elo viabilizando esses projetos. Assim essas atividades podem levar transformação impactando, promovendo o desenvolvimento, a inovação, a cidadania e a conexão sociedade – universidade”, acrescenta a coordenadora de expansão da FAU, Nauara Cristina Gomes Vieira Viana.
A faculdade de engenharia elétrica da UFU tem inúmeros projetos de inovação e prestação de serviços com concessionárias do setor. O projeto de extensão iniciado atende a interesse mútuo – academia e empresas do setor elétrico consolidando a execução descentralizada da ANEEL para execução de novos projetos. “Agora é a vez de entendermos a aplicação de novas tecnologias voltadas à sustentabilidade e alinharmos cada vez mais com as políticas públicas para nossas parcerias serem cada vez mais eficazes”, destaca o pesquisador Alexandre Cardoso, coordenador de projetos entre a FEELT/UFU e Eletrobras.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 15/07/2025 ás 15:02




