Fernanda Nappi, responsável pelo Setor de Fomento e Captação de Recursos da FAU.
Imagem: Larissa Alcantara Franco
A Fundação de Apoio Universitário (FAU) inicia 2026 com um passo estratégico para fortalecer o ecossistema de pesquisa e inovação: a criação do Setor de Fomento e Captação de Recursos. A nova área centralizará atividades de impacto direto na captação de recursos e apoio aos pesquisadores das instituições apoiadas, ampliando os serviços prestados pela FAU.
A FAU atende a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mais 6 Instituições Federais, dentre elas o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do Hospital de Clinicas da UFU/EBSERH.
O novo setor será responsável por campanhas de estímulo à participação de pesquisadores em editais, suporte na elaboração e submissão de propostas, comunicação estratégica e pela organização de eventos que ampliem a conexão entre Fundação, agências de fomento, e pesquisadores, além da elaboração de um banco institucional de projetos. O objetivo é de fortalecer a competitividade das propostas e a relação da FAU com esses agentes.
À frente do setor estará Fernanda Nappi, ela reúne experiência em laboratórios da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU na formatação de propostas, gestão de projetos e relacionamento com pesquisadores e agências de fomento.
Entre as metas para este ano estão a realização de oficinas, a divulgação sistemática de editais e chamadas públicas, além da promoção de conferências online com instituições de fomento e Instituições federais de referência em aprovação e gestão de projetos. “A curto prazo esperamos ampliar a captação de recursos, isso significa mais financiamento para bolsas, pesquisas e infraestrutura e, do ponto de vista acadêmico e científico, significará o fortalecimento na formação de estudantes, da qualidade da pesquisa e estímulo à inovação e desenvolvimento tecnológico”, reforça Fernanda.
As ações fazem parte do ciclo expansão que vem sendo implementado pela direção executiva da FAU em posicionamento de destaque nacional, com prêmios de gestão. No ano passado o aumento de novos projetos captados foi de mais de 11% (quase um por dia). Em 2025 os projetos também apresentaram maior complexidade gerando um acréscimo de mais de 30% em recursos captados. Atualmente a Fundação gerencia mais de 1200 projetos, que estão em andamento. “O setor oferece suporte técnico especializado a pesquisadores, em articulação com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, acompanhando tendências de fomento e apoiando a elaboração de propostas. Essa iniciativa fortalece a atuação proativa da FAU e amplia a competitividade dos projetos, contribuindo para o desenvolvimento científico e institucional”, destaca o diretor executivo da FAU, Rafael Visibelli.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 13/01/2026 ás 17:18


