FAU

FAU comemora participação no Uberlândia Summit com conexões e o fortalecimento da participação no ecossistema de inovação da região

A FAU levou ao Uberlândia Summit algumas das principais inovações tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores das Instituições de Ensino Superior que apoia, além de novas parcerias com empresas nacionais. O evento reuniu, de acordo com a organização, cerca de 6 mil pessoas nos dias 1º e 2 de outubro, com painéis e pitches que envolveram pesquisadores, alunos e representantes do ecossistema de inovação. “Eventos como este dão à UFU a oportunidade de apresentar seus projetos em uma linguagem acessível, mostrando à sociedade – que patrocina essas pesquisas – qual o retorno das universidades”, destacou Antônio Carlos Santos, professor da Faculdade de Engenharia Civil da UFU. 

Nas discussões sobre as ações que estimulam e potencializam as parcerias, foram realizados dois painéis. “O nosso painel deixou claro o papel de cada ator do ecossistema de inovação e como um pode complementar o trabalho do outro. A conexão criada foi sensacional”, comentou Hamilton Charlo, coordenador de captação da Unidade Embrapii do IFTM de Uberaba. 

Participaram representantes da FINEP, Sebrae, TecnoUFU e da Prefeitura de Uberlândia, além das duas Unidades Embrapii da região: do IFTM de Uberaba, com foco em soluções alimentares para o agronegócio, e da FEMEC/UFU voltada para soluções de materiais para a indústria. “Conseguimos reunir os atores de ecossistema e mostrar a importância de todos trabalharem juntos para a inovação brasileira, especial atenção para a nossa região” disse Louriel Vilarinho coordenador geral Unidade Embrapii FEMEC UFU. 

Também foram apresentados os mecanismos utilizados pelas unidades de pesquisa para levar inovação, recursos acessíveis e projetos inovadores. “Mostramos que a inovação não é só para grandes empresas. Os recursos também chegam aos pequenos negócios, melhorando as condições empreendedoras da cidade e aproximando a universidade do mercado com novos produtos”, acrescenta Luísa Vidigal, analista técnica Sebrae Minas.  

O representante da FINEP, detalhou as oportunidades para parcerias com a instituição. “Falamos sobre os recursos não reembolsáveis via editais e linhas de crédito com juros entre 5% e 9% ao ano – valores abaixo do mercado – para apoiar projetos inovadores, quanto mais disruptivos melhor, temos o interesse de fazer esse tipo de financiamento”, explica Rodrigo Carvalho, gerente regional Sudeste da FINEP.   

Entre os projetos apresentados por alunos esteve o “Empreendedorismo Ambiental”, voltado para a formação de pessoas. O projeto envolve 9 pesquisas e busca acelerar novas ideias por meio de startups e patentes. “Estar no stand da FAU permitiu que mais pessoas conhecessem o potencial da universidade em formar pessoas com nível de pesquisadores para o mercado. E, ainda tivemos uma prospecção muito maior do que fazemos”, destacou Allan Britts, mestrando do Instituto de Ciências Agrárias da UFU. 

Esta foi a terceira participação consecutiva da FAU no Uberlândia Summit. “Há mais de 40 fazemos a ponte entre o conhecimento, inovação e desenvolvimento. Estar no Summit é reafirmar nosso compromisso com a academia, com Uberlândia e com o ecossistema de inovação”, destaca Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 06/10/2025 ás 15:12

Compartilhe