Premiação “Boas Práticas de Gestão” em Congresso Confies. Alexey Martins, Claudia Barbosa, Nauara Cristina, Profa. Sandramara Matias Chaves e Rafael Visibelli.
Imagem: divulgação Confies
A Fundação de Apoio Universitário (FAU) conquistou o 4º lugar no Prêmio Boas Práticas de Gestão durante o 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies), realizado na semana passada (15 a 17/10), em Brasília. Este ano foram 39 projetos inscritos para a premiação, a conquista da FAU coloca a fundação em posição de destaque no país, especialmente por receber o Prêmio por 3 anos consecutivos.
O reconhecimento destacou o projeto COÉ Coworking, iniciativa que integra o ecossistema de inovação da FAU e promove conexões entre pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento regional. “Esse é o quarto prêmio que a FAU recebe em três anos consecutivos, um reconhecimento que reforça nosso compromisso com a inovação, a gestão eficiente e o fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa no Brasil”, disse Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU. No ano passado a FAU conquistou o Prêmio em duas modalidades. O primeiro lugar com o “Programa de Saúde e Bem-Estar”, e o terceiro lugar com o de “Automação para otimização de processos bancários”.
A premiação de “Boas Práticas em Gestão” ocorre em um período em que as fundações vêm se preparando para a reforma tributária, que será implementada em todo o país. As novas formas de gestão, com reconhecimento nacional, apontam para a busca por eficiência financeira e a ampliação dos serviços prestados aos pesquisadores, às instituições de ensino apoiadas e ao ecossistema regional e nacional.
Nesse sentido, o tema principal do congresso deste ano foi “Inovações tecnológicas, sustentabilidade e sociedade”, incluindo a regulamentação da reforma tributária. O evento contou com a participação de mais de 500 inscritos, entre pesquisadores, gestores de fundações e parceiros de projetos de desenvolvimento tecnológico. Participaram do evento em Brasília o diretor executivo da FAU Rafael Visibelli, Alexey Martins, Claudia Barbosa e Nauara Cristina.
Os temas debatidos interferem diretamente em toda a comunidade que participa das ações do ecossistema de inovação aberta no país. Esta foi considerada a maior edição do congresso, com a participação de fundações de todas as regiões brasileiras. “Cada nova edição do Prêmio de Boas Práticas mostra o crescimento da força e da criatividade das nossas Fundações de Apoio. Tivemos 39 projetos inscritos este ano, uma participação que ganha expressividade a cada ano, onde todos demonstraram excelência e o quanto o setor está comprometido com a inovação, a gestão eficiente e o engajamento com questões relacionadas ao desenvolvimento social”, disse Sandramara Matias Chaves, vice-presidente do Confies, ao site da Confederação, durante a cerimônia de premiação.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 21/10/2025 ás 09:58




