FAU

FAU obtém aprovação de contas sem ressalvas pelo Ministério Público: transparência e excelência consolidam conquista

A aprovação das contas da Fundação de Apoio Universitário (FAU) teve um marco histórico, pela primeira vez, a aprovação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi sem ressalvas, registrando um marco histórico para a Fundação.

A aprovação, referente aos exercícios de 2022 e 2023, representa uma conquista inédita e um grande feito para a Fundação, demonstrando seu compromisso inabalável com a responsabilidade, a ética e a transparência. Os anos analisados foram considerados desafiadores pela direção e pela gestora do setor de contabilidade, pois o serviço contábil diário foi associado à implementação de metodologias inovadoras do meio corporativo.

A FAU, uma organização de direito privado sem fins lucrativos, tem os trabalhos acompanhados permanentemente pelo Ministério Público (MP), por meio da sexta Promotoria de Justiça, em Uberlândia, bem como avalia a forma de gestão da Fundação. Em dezembro do ano passado, a FAU completou 42 anos, e, em toda a sua história, esta é a primeira vez que a prestações de contas é aprovada pelo MPMG sem ressalvas. O Centro de apoio operacional do Ministério Público avalia a conformidade das informações presentes nas prestações de contas e analisa a documentação contábil enviadas anualmente.

De acordo com a gerente de contabilidade, Maria Faria, o objetivo da gestão tem sido fortalecer as ações de eficiência e transparência, incluindo a metodologia de compliance e a gestão de pessoas com foco em qualidade de vida e saúde mental. “A gestão atual é focada em apoiar integralmente todas as áreas em suas decisões, amparando-as e apoiando na melhoria de processos”, disse Maria Faria. Nos últimos dois anos, a Fundação investiu também na implantação de programas de integridade, em novos mecanismos de automação de processos e aumentou a frequência de auditorias externas, com o intuito de garantir maior precisão nas informações prestadas. A aprovação de contas sem ressalvas comprova o sucesso do esforço da fundação em dar maior transparência aos resultados de sua gestão.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 10/01/2025 às 14:15

Compartilhe