Cristiane de Paula, jornalista.
Melhoria do ensino e abertura de oportunidades esse é o objetivo do UberHub Code Club, uma das maiores iniciativas de voluntários, formada em Uberlândia, para preparar, gratuitamente, alunos do ensino médio (9º ano) para o mercado de trabalho na área de TI. O instituto, sem fins lucrativos, atua com programas de incentivo à formação de desenvolvedores de software.
O programa do UberHub Code Club completa 6 anos com a marca de 5 mil jovens inscritos. O curso de treinamento para programadores de computador visa reduzir o déficit de profissionais de desenvolvimento na cidade de Uberlândia. “A FAU que também atua no incentivo e gestão de projetos que melhoram a vida da população e a economia do país, já tem 40 anos de fundação e deseja estar junto também nesse programa”, disse Rafael Visibelli, diretor da FAU, presente no evento.
Na solenidade de início do curso 2023, os criadores do UberHub Code Club reuniram os voluntários e alunos para homenagear as 10 empresas e instituições de ensino apoiadores financeiros do programa, entre elas a Universidade Federal de Uberlândia. “Nossa metodologia inclui desde a capacitação até o conhecimento do mercado captando vagas, até 2025 a área de TI irá precisar de aproximadamente 750 mil profissionais, o Brasil tem 10 milhões de jovens desempregados temos uma grande missão pela frente. Nossa região já está entre as 6 melhores do Brasil dentro do ranking da olimpíada nacional”, disse Walber Schwartz.
O curso de extensão acontece em parceria com a UFU, que oferece a infraestrutura instalada e professores da engenharia da computação como coordenadores dos instrutores do programa. Serão 10 meses, em 180 horas/aula, o conteúdo oferecido é de nível superior da área de TI baseado em disciplinas de introdução à ciência da computação (CS50) da Universidade de Harvard e OBI da Unicamp. Desde 2018 o programa já registrou 16 alunos medalhistas em competições nacionais da área. O programa ainda prepara os alunos para o mercado em todas as áreas profissionais, no Brasil e em outros países.
“Honra a UFU ser a casa desse projeto, o futuro da universidade está nas mãos de vocês, nosso objetivo aqui é que vocês sejam melhores que nós, por isso que a Universidade atua nessa direção, com projetos bonitos iguais a esse”, completou Hélder Eterno, pró-reitor de extensão e cultura da UFU.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 27/10/2023 às 14:19