A premiação aconteceu durante o Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro em Brasília, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
A FAU concorreu com 29 Fundações e se destacou ao conquistar o Prêmio Boas Práticas de Gestão em duas modalidades. No tema; “Automação para otimização de processos bancários”, ela conquistou o terceiro lugar. E, com o “Programa de Saúde e Bem-Estar”, a FAU ficou em primeiro lugar. Os prêmios foram anunciados e entregues pelo presidente do CONFIES professor Antônio Fernando de Souza Queiroz. O programa de Saúde e Bem-Estar foi o mais recente implementado em setembro deste ano pela FAU.
O programa de Saúde e Bem-Estar coloca na agenda de atividades da FAU, palestras com temas de relevância nacional e internacional e ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Além das discussões o Programa implementou, para os colaboradores diretos, vários serviços voltados à manutenção da saúde, bem estar e prevenção de doenças. Na infraestrutura da sede foram feitas intervenções para a reestruturação dos ambientes de trabalho com ajuste de cores, iluminação e layout interno para oferecer conforto emocional e estímulos positivos. “O programa de saúde e bem-estar tem trazido vários benefícios pra nós colaboradores, como por exemplo, o aplicativo dedicado ao exercício de atividades físicas que tem me ajudado na frequência de academias ou atendimentos de terapia quando precisamos de apoio específico”, acrescentou Ana Júlia, analista do setor de projetos da FAU.
Já o programa de automação (finbot) foi implementado para otimização dos processos bancários. Ele foi desenvolvido em pyton, para manter a segurança das operações e atender ao aumento no volume de contas sob gestão da Fundação. Atualmente a FAU gerencia cerca de 1200 contas bancárias, além de 2400 extratos de contas-correntes e de investimentos inseridos por mês. “O finbot foi criado para extrair informações do gerenciador financeiro do Banco do Brasil, parceiro da FAU, e se destaca pela inovação ao abordar um tema específico das Fundações de Apoio. Dessa forma, surge a necessidade de automatizar processos repetitivos se tornou mais evidente e urgente”, completa Diogo J. Penha gerente do setor de TI da FAU.
Desde 2022 a direção executiva da FAU tem se dedicado na implementação de processos e programas para auxiliar na execução de tarefas internas e para o atendimento ao público. A Fundação completará em dezembro 43 anos de criação, já superou os 10 mil projetos gerenciados envolvendo mais de R$ 10 bilhões captados atendendo a 6 Instituições de ensino superior e ao hospital de Clínicas da UFU/ EBSERH.
A premiação já é tradicional e acontece durante o Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). A FAU de destacou por conquistar o Prêmio em duas modalidades. Ano passado a Fundação se tornou a primeira credenciada pela UFU a receber o prêmio Boas Práticas.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 04/12/2024 às 11:20