Imagem: freepik
O curso inovador tem como objetivo preparar profissionais para liderar a transformação de organizações rumo a modelos de negócio mais éticos, transparentes e ambientalmente responsáveis. A pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade e ESG foi preparado por doutores e pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com a Fundação de Apoio Universitário (FAU)
A especialização chega em um momento de acelerada valorização de critérios ambientais, sociais e de governança no mercado. O tema tem sido forte fator influenciador para a evidência de grandes marcas e com ele a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados na área.
A demanda por esse perfil de profissional nunca foi tão alta. De acordo com informações da empresa mundial de pesquisas para o mercado financeiro, a Bloomberg Intelligence, além dos fatores financeiros tradicionais, os critérios Ambiental, Social e Governança (ESG) estão sendo bastante considerados para valorização de investimentos. O mesmo relatório aponta que os ativos financeiros impulsionados por gestão em ESG representam um terço dos valores em todo o mundo. No Brasil, o Conselho de Valores à adoção de regras
ESG podem atingir, este ano, US$ 53 trilhões, representando um terço de todos os ativos financeiros globais. No Brasil, a adoção de regras da Comissão de Valores Mobiliários, que tornaram obrigatória a divulgação de informações ESG reforçou a necessidade de profissionais cada vez mais especializados no assunto. Não dominar o assunto pode ser risco para o profissional se manter no mercado. “Empresas com práticas ESG bem-estruturadas não apenas reduzem riscos e impactos negativos, como também abrem novas oportunidades de negócio e acesso a mercados mais exigentes”, destaca o professor Antônio Sérgio Torres Penedo, coordenador da pós-graduação.
O curso que está com inscrições abertas é voltado a gestores, empreendedores e profissionais de diferentes setores. Será na modalidade EAD e terá na grade os principais assuntos que o mercado exige para essa área de gestão. Por exemplo: governança corporativa e compliance ambiental, finanças verdes e investimentos de impacto. Na preparação e entendimento de relatórios a pós graduação ainda oferecerá conhecimento técnico sobre economia circular e gestão de cadeias sustentáveis, noções de IA aplicada à sustentabilidade e principalmente a mensuração e relatórios de indicadores ESG. “Nosso objetivo é formar líderes que saibam traduzir a sustentabilidade em resultados tangíveis, aliando performance econômica a impactos socioambientais positivos”, destaca o coordenador.
O MBA combinará aulas síncronas e assíncronas, ministradas por professores doutores da UFU com experiência nas três dimensões da sustentabilidade.
A FAU atuará como gestora administrativa e financeira do curso, assegurando agilidade nos processos seletivos via plataforma digital e suporte operacional a alunos e docentes.
O projeto vai atender a demanda de setores como agronegócio, indústria e serviços que buscam profissionais qualificados para guiar sua transição para a economia de baixo carbono.
Para mais informações e inscrição, acesse o link: https://cursos.fau.org.br/curso/mba-em-gestao-da-sustentabilidade-e-esg/
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 16/01/2026 ás 16:27




