FAU

Pesquisadores da UFU são premiados pela Sociedade Brasileira de Computação

Solenidade de premiação em Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) 2025.  Presidente da Comissão do Prêmio CERV, Fátima L.S. Nunes USP, professores premiados: Edgard Lamounier e Alexandre Cardoso FEELT/UFU e coordenador CERV/SBC, Francisco Paulo Magalhães Simões UFPE.

Imagem: Divulgação rede social.

Os professores Alexandre Cardoso e Edgard Lamounier Jr., da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (FEELT/UFU), receberam o prêmio CERV Destaque em XR 2025, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A honraria é um reconhecimento pelas suas significativas contribuições à comunidade de Realidade Estendida (XR) do Brasil.

A premiação ocorreu durante Symposium on Virtual and Augmented Reality – Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) 2025, referência para a América Latina, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, em Salvador (BA).

Os pesquisadores integram o Grupo de Realidade Virtual Aumentada (GRVA) da FEELT/UFU, um coletivo formado por pesquisadores, alunos e empresas parceiras dedicado a projetos de inovação. No evento, os docentes apresentaram os mais recentes trabalhos desenvolvidos no laboratório, demonstrando o futuro da XR que está sendo construído na UFU.

Dentre as inovações expostas, destacaram-se projetos de “Gêmeos Digitais”, e, dentre eles, alguns em parceria com a Eletrobras. Neste contexto, a tecnologia consiste na criação de réplicas digitais fiéis de subestações de energia elétrica, com o objetivo de prevenir falhas e reduzir custos de manutenção no sistema elétrico brasileiro. “Foi incrível poder mostrar nosso trabalho, trocar experiências e criar conexões entre academia e setor privado. Networking de altíssimo nível que nos inspira a continuar inovando cada vez mais”, comenta o professor e pesquisador Edgard Lamounier.

Além do projeto, já em uso pela Eletrobras, os professores coordenam diversas pesquisas em colaboração da indústria e entidades, inclusive internacionais. “O Alexandre e o Edgard são pioneiros em Realidade Virtual e Aumentada no Brasil, E além de constituir fortes pilares da pesquisa de tais tecnologias, nas últimas décadas, eles também criaram, organizaram e participaram de inúmeras conferências, levando a Realidade Virtual e Aumentada a outros campos de conhecimento, como Educação,  Saúde e Psicologia, contribuindo então também para a disseminação dessa área em outras áreas correlatas”, destacou, durante a solenidade, a presidente da Comissão do Prêmio CERV – Destaque em XR 2025, Fátima L.S. Nunes professora/USP.

Durante a entrega dos prêmios ainda foi destacado o papel fundamental dos professores e pesquisadores da UFU na consolidação da pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada no Brasil, com destaque para o trabalho do GRVA na formação de gerações de pesquisadores, fortalecendo a comunidade científica e apontando para novas formas de integrar ensino, pesquisa e extensão universitária no fortalecimento da economia nacional.  

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 17/10/2025 ás 14:10

Compartilhe