FAU

UFU capacita fisioterapeutas para prescrição e aplicação de toxina botulínica em tratamentos de pacientes com sequelas neurológicas

A aplicação da toxina botulínica na fisioterapia tem revolucionado a reabilitação de pacientes com sequelas de AVC, traumatismo crânio encefálico, paralisia cerebral, lesão medular, entre outros. A terapia apresenta resultados significativos no tratamento da rigidez muscular que frequentemente está presente em pessoas com sequelas neurológicas, otimizando os resultados da reabilitação.

Há dois anos, a decisão final do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) reconheceu oficialmente a competência dos fisioterapeutas para prescrever e aplicar a toxina botulínica, desde que capacitados em cursos específicos. O curso oferecido pela FAEFI (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFU), foi o primeiro no Brasil aprovado pelo COFFITO e já está em sua terceira edição.

O curso da Universidade Federal de Uberlândia conta com 120 horas de conteúdo ministrado por docentes altamente capacitados em suas áreas de atuação. A carga horária teórica do curso abrange todo o conteúdo para o conhecimento farmacológico da toxina botulínica, contraindicações, cuidados pré e pós aplicações, manejo de intercorrências e eventos adversos. O curso também prevê estudos sobre as normas de biossegurança, bases anatômicas para aplicação segura, raciocínio clínico para indicação e prescrição adequada, bases biomecânicas para a indicação precisa, principais diagnósticos da neurofuncional tratados com toxina botulínica e casos clínicos reais.

Imagens das aulas práticas de turmas anteriores

Durante as aulas práticas o aluno é imerso em procedimentos de complexidade crescente que vão desde o manejo de materiais, reconstituição da Toxina Botulínica, prática com modelos sintéticos e anatômicos reais até a prática com humanos reais e pacientes reais. “A carga horária prática do curso é robusta para que o aluno possa concluir sua formação pronto para iniciar sua prática clínica com ética e segurança”, explica a professora, doutora Camilla Zamfolini Hallal coordenadora do curso da UFU.

O curso é voltado a fisioterapeutas com registro no Conselho de fisioterapia e terapia ocupacional.

Mais informações sobre o curso no site: https://cursos.fau.org.br/curso/formacao-de-injetores-de-toxina-botulinica-aplicado-a-neurofuncional/

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 30/07/2025 ás 10:27

Compartilhe