FAU

Central de línguas da UFU pode chegar à marca de mil alunos

Foto por: Cristiane de Paula

Criada por iniciativa de professores da UFU, a Central de Línguas (Celin) é uma das referências nacionais.

A marca de mil alunos deve ser batida com a abertura da segunda rodada de matrículas para os cursos de inglês, espanhol, francês e alemão. O programa da Central de Línguas (Celin) da UFU já é referência no sistema de extensão. Os níveis vão do nível básico ao avançado com carga horária de 60 horas/aula, além dos alunos da graduação, que fazem para atividade complementar, o programa é aberto para a comunidade externa que representa a maioria dos alunos matriculados, as inscrições podem ser feitas pelo site ou presencial.

Dona Regina Célia Martins quando soube da abertura de novas vagas preferiu ir até à Celin, na sala 205 do bloco 1G pra se matricular. Ela já foi aluna de francês de 2017 a 2019, teve que interromper o curso por conta de um atropelamento. “Não gosto de deixar nada inacabado, eu já participava do projeto da UFU, “Amigo do Idoso”, não gosto de ficar parada e os cursos da UFU nos dão motivação, gosto de me sentir pra cima”, completa dona Regina. Ela representa quase 10% dos alunos dos cursos, mas também existem vagas para crianças e jovens.

A Central de Línguas (CELIN) é um órgão complementar do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade, ele foi criado como extensão do curso de letras envolvendo os alunos de graduação com suporte dos professores e doutores dos 5 cursos de línguas da UFU.  

Em 57 anos de criação os cursos só tiveram uma pequena pausa no primeiro semestre de 2020, foi adaptado para o período de pandemia e logo voltou com as aulas presenciais. Elas acontecem 2 vezes por semana, a partir das 17h ou nas manhãs de sábados. 

Agora, com a segunda chamada para matrículas, o número de inscritos pode passar de mil, somando os matriculados desde 1976, marco para os professores. “Além dos estudantes da comunidade externa nós tivemos muitos alunos de referência de nossa universidade, como por exemplo o nosso reitor. Os alunos da UFU fazem nos cursos para seguirem entrar nos programas de bolsas em outros países”, completa Rosângela Resende, coordenadora geral da Celin.

As inscrições podem ser feitas pelo site na área do aluno.  https://www.ileel.ufu.br/celin/login/page-login.php), após realizar o cadastro.

Caso o aluno já tenha algum conhecimento sobre o idioma ele poderá fazer o teste de nivelamento antes de realizar a matrícula.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 12/12/2023 às 14:12

Compartilhe