Segundo Fórum do Pacto pela Inovação, na UFU reunindo mais de 40 atores do ecossistema em Uberlândia em um dos maiores movimentos já realizados no município.
A Fundação de Apoio Universitário (FAU) consolida-se como ambiente de conexões no ecossistema de inovação de Uberlândia, participando ativamente de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento da região. Na última semana, a Fundação marcou presença em dois eventos-chave: o 2º Fórum pelo Pacto da Inovação, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e no encontro sobre edital de fomento à inovação, realizado em seu próprio auditório.
Pacto pela Inovação
O encontro aconteceu na reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), durante o 2º Fórum pelo Pacto da Inovação no último dia (11), onde mais de 100 representantes do ecossistema de inovação da cidade se reuniram em discussões temáticas. “O Pacto pela Inovação é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a Uberlândia. Trata-se de uma iniciativa ambiciosa que visa criar condições para que a cidade se transforme no principal polo de inovação do interior do país”, explica Ferdinando Kum um dos líderes do ecossistema de inovação de Uberlândia.
Durante 4 horas de trabalho, os participantes dividiram-se em grupos temáticos para elaborar projetos estratégias de curto, médio e longo prazos, baseadas em macrodesafios definidos no Fórum anterior. A FAU integrou dois grupos; o de ambiência para inovação que, entre outros itens discutiu por exemplo, a constituição de alianças para maior integração dos principais espaços de inovação, otimizando esforços para evitar ações competitivas e aceleração regional com grandes parcerias. E, do grupo “Redes, Colaboração e Tríplice Hélice”, modelo de inovação envolvendo universidade-academia, indústria e governo, interagindo em favor da promoção do desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo.
O Pacto pela Inovação é um movimento estratégico que busca conectar empresas, instituições de ensino, startups e o poder público, com foco no desenvolvimento sustentável, na inovação e na inclusão social em Uberlândia e região.
O Pacto da Inovação é formado por 5 macrodesafios: o de redes e colaboração-tríplice hélice, o da educação empreendedora e cultura da inovação, o que trata da formação, retenção e atração de talentos o que trata de capital, financiamento e atração de investimentos e o que trata da ambiência para inovação.
Bruno Araújo, secretário executivo do Estado no auditório da FAU na apresentação do edital Compete Minas.
FAU sedia encontro sobre recursos para inovação
E, na última segunda-feira (09), o auditório da FAU recebeu um evento organizado pela Prefeitura de Uberlândia para divulgar o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), voltado para micro, pequenas, médias e grandes empresas mineiras. Ele faz parte do Programa Compete Minas que disponibilizará mais de R$ 50 milhões, de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos inovadores em parceria os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTIs).
O edital, disponibilizado no site da FAPEMIG, estará aberto para submissão eletrônica de projetos até 09/07/2025. “É importante entender que a UFU, com sua pluralidade, tem participação importante para a sociedade e vai fazer a diferença com empresas que estão aqui tão perto de nossos laboratórios. Participamos do ecossistema construindo pesquisa e entregando valor, não apenas pesquisa de prateleira”, destaca o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, pesquisador Alexandre Cardoso.
A apresentação das regras do edital foi feita pelo secretário executivo de desenvolvimento econômico, Bruno Araújo, estreitando o relacionamento com o investidor da cidade. Estiveram presentes micro e grandes empresários de diversos setores da cidade que, pela primeira vez, ouviram sobre o edital que oferece recursos a partir de R$ 500 mil para desenvolverem produtos, serviços ou processos inovadores. “Saímos da bolha dos centros de pesquisa para levar oportunidades a empresários de todos os portes. Aqui, eles puderam tirar dúvidas e entender como participar e nos colocamos à disposição para eles nos procurarem para mais esclarecimentos, temos equipes para esse atendimento”, destaca o secretário executivo do Estado, Bruno Araújo. O edital está disponível no site da FAPEMIG até o dia 9 de julho.
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 18/06/2025 ás 15:36