Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica
Imagem: Milton Santos – Dirco UFU
Estar na frente e conectado com a indústria para atender a necessidade da sociedade com projetos na fronteira do conhecimento científico. Estes são os principais objetivos de um grupo multidisciplinar com pesquisadores que vão participar, mês que vem, do evento voltado para Startups deep techs, que buscam tecnologias de ponta com capacidade de transformação de setores e de negócios. “A participação do TecnoUFU no evento DeepTech em São Paulo visa destacar seu papel essencial: ser elo entre a academia e o setor produtivo, criando oportunidades valiosas para o fortalecimento de colaborações estratégicas”, destaca Renata Rodrigues gestora do Parque Tecnológico da UFU.
A Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio da FAU, está entre as 24 Universidades presentes no evento. A Missão multidisciplinar é formada por profissionais da área de propriedade intelectual e registro de patentes, de comunicação, do parque tecnológico, da incubadora de novos negócios e pesquisadores que já desenvolvem projetos de PD&I com indústrias na área de saúde, de novos compósitos (materiais como o grafeno), apoiados pelo Governo Federal, em parceria com a Embrapii, Agências de fomento e até a Petrobras. “É muito importante essa ação da UFU em levar, para o Summit Deep Tech, um grupo de pesquisadores. E, também de representantes do Parque Tecnológico, da Universidade se mobilizando nesse aspecto de inovação da UFU, o que demonstra um entendimento desse ecossistema oferecido pelo Deep Tech. Destaco ainda o fato de os pesquisadores da UFU já terem, por lá, toda a dinâmica de construção de projetos via Embrapii, com Petrobras e outras empresas”, disse Lucas Delegado, um dos organizadores do evento.
Também faz parte da Missão da UFU uma agente de inovação do Programa ALI Ecossistemas do Sebrae Minas, Karyne Juste acompanha o desenvolvimento do ecossistema de inovação aberta que vem sendo implantado em Uberlândia desde 2022. “É gratificante ver a união de atores-chave do nosso ecossistema, como a UFU, FAU e SEBRAE, em prol de iniciativas que fortalecem a nossa região. Temos trabalhado intensamente com as ICTIs e instituições de ensino da cidade para promover ações que aproximem ainda mais a academia da indústria. Esta missão, em especial, levará importantes agentes de inovação do nosso ecossistema para conhecerem o que há de melhor no Brasil em Deep Techs, para entender como elas estão transformando pesquisas acadêmicas em modelos de negócios que atendem tanto o mercado interno quanto o externo.”, relata Karyne Juste, agente de inovação do Programa ALI Ecossistemas do Sebrae Minas.
O evento chamado de Summit Deep Tech; esforço nacional pela nova indústria deve reunir mais de 100 startups, empresas investidoras, academias e indústrias, a expectativa é colocar todos no mesmo ambiente e em dois dias ampliar a conexão em favor da neoindústria nacional. É considerado o principal festival de inovação tecnológica, deste ano, focado em empresas nascentes inovadoras que objetivam fornecer soluções tecnológicas baseadas em conhecimentos científicos. “Estamos certos de que este será um espaço privilegiado para a interação com líderes do setor, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação. As discussões e conteúdos apresentados no evento serão fundamentais para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e materiais essenciais ao futuro da indústria brasileira, consolidando o TecnoUFU como um ator estratégico neste cenário transformador”, completa Renata Rodrigues do Parque Tecnológico da UFU, representante do Parque Tecnológico.
O evento, Summit Deep Tech acontecerá em novembro https://emergebrasil.in/deep-tech-summit-2024/
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 31/10/2024 às 11:08