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FAU e Colégio Nacional preparam proposta de programa para soluções de problemas da sociedade

O projeto realizado pelo Colégio Nacional completou 10 anos e já tem parceria da Faculdade de Gestão de Negócios da UFU

A parceria entre a Fundação de Apoio Universitário (FAU) e o Colégio Nacional busca transformar o aprendizado dos alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio. A proposta, discutida em reunião, realizada semana passada (07) na FAU, foi a criação de um programa de extensão voltado à Educação Empreendedora. O modelo discutido terá como ponto de partida a colaboração já existente com a Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) e empresas juniores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o Colégio.

O projeto do Colégio Nacional completou dez anos e há dois conta com a mentoria de alunos da Fagen. “O projeto, além da possibilidade de gerar impacto social, possibilita aos alunos desenvolverem habilidades empreendedoras requeridas no mercado como capacidade de resolver problemas, criatividade, cooperativismo, autonomia e comprometimento além de promover a troca de saberes entre gerações; estas são apenas algumas das razões para colocarmos a inovação como técnica de aprendizado. Ela promove o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem e oferece alto potencial de aplicabilidade; por isso queremos levar para outras unidades acadêmicas”, acrescenta Michelle de Castro Carrijo, professora da Faculdade de Gestão de Negócios (Fagen), corresponsável pelo projeto. A Fagen já está no segundo ano de parceria. “Empreender vai além da abertura de um novo negócio, você pode empreender em negócios já existentes, e é isso que as empresas buscam em um colaborador hoje em dia” – que é o intraempreendedorismo”, completa a professora da UFU.

O projeto do Colégio, “Mentoria Naça”, busca estimular e orienta os alunos do ensino médio a desenvolverem soluções para problemas da sociedade. Eles identificam temas das áreas de TI, assunto bastante disputado, até às questões sociais, ambientais, de mobilidade urbana e da própria educação. Um dos protótipos de empreendedorismo e inovação que chamou a atenção, foi o que observou a falta de mão de obra qualificada para o mercado da gastronomia. Os alunos do ensino médio buscaram parceria com os institutos de formação profissional do setor, para terem a infraestrutura e, com mentoria dos alunos da UFU, conectaram com jovens vocacionados na área para iniciação técnica.

O “Mentoria Naça” já chamou a atenção de empresas Juniores da UFU, que vão participar da final da seleção dos projetos desde ano, para poderem ser mentorados e ajudar a transformar os protótipos em produtos para o mercado. Pela Universidade, os alunos que estão realizando disciplinas de plano de negócios, por exemplo, poderão aplicar o conhecimento adquirido em sala. “Esse projeto do Nacional, de criar a cultura empreendedora e lideranças inovadoras, está dentro do que estamos atuando. E, levar nossos membros com planos de negócios para contribuir com os alunos do ensino médio a crescerem vai ser importante para todo mundo”, destaca Maria Eduarda Resende Nascimento, presidente da empresa Júnior Apoio Consultoria.

“Nós estamos construindo pontes entre a academia e a sociedade, criando soluções com potencial para transformar o mercado; esse é um dos papeis da FAU. Estamos cada dia buscando mais parcerias e conexões com a sociedade, que reforçam o nosso compromisso com o futuro e com a inovação.  Sem falar que esse projeto do Nacional, que além de atrair mais alunos para a Universidade, vai colaborar na redução da evasão, gerando o propósito empreendedor desde a graduação”, completa Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU.

Só este ano, o projeto do Colégio impactou 10 mil pessoas direta ou indiretamente, envolveu cerca de 100 alunos dos primeiro e segundo anos do ensino médio. Na elaboração de propostas, o projeto beneficiou 22 squads com mentores do ensino superior, envolvendo 40 estudantes dos cursos de administração, gestão da informação e arquitetura da UFU. “O que fazemos é muito impactante e queremos levar para escolas públicas, é o aprendizado gerando aprendizado que promove o fortalecimento da universidade e da sociedade. Sem falar que podemos, juntamente com a UFU, alavancar o que já vem sendo desenvolvido na extensão e essa parceria pode dar um salto na educação, na economia e dele sair muitos produtos e fortalecer nossa sociedade”, completa Tomé de Freitas Caires, consultor pedagógico do Colégio.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 18/11/2024 às 14:58

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