FAU

UFU se destaca em publicações científicas e tecnológicas em Minas Gerais

Foto: instagram FAPEMIG.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi a que mais recebeu recursos para publicação científica e tecnológica pela FAPEMIG ; em segundo lugar está a UFMG.

O ano de 2023 foi um dos mais produtivos em Minas Gerais, no que se refere a publicação científica, com os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (FAPEMIG). A UFU teve 13 projetos aprovados, no total de R$ 2,110 milhões, sob gestão da Fundação de Apoio Universitário (FAU), para periódicos das mais diversas áreas do conhecimento. Os recursos serão liberados para produção e divulgação no biênio 2024/25. 

A chamada pública do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas liberou para os projetos e ações de divulgação o total de R$ 7.453.367,87.  Ao todo, foram apresentadas 80 propostas pelas Instituições de Ensino Superior do estado, sendo que 21 projetos não se enquadraram às normas da Chamada Pública da Fapemig e 12 foram indeferidas. 

A UFU apresenta mais de 40 revistas voltadas à promoção da ciência e do ensino (disponíveis em: https://seer.ufu.br). É por meio da publicação científica que as Universidades, por exemplo, conquistam melhor pontuação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a sociedade tem acesso ao conteúdo produzido pelos pesquisadores. Nesta chamada pública, os projetos aprovados da UFU foram da área de humanas e sociais com publicações voltadas para linguística, cultura, geografia, história, economia, filosofia, educação e política e internacionalização. 

Contratação de bolsistas fortalecerá os projetos e a divulgação científica

Desta vez os recursos ainda possibilitarão aos coordenadores e autores dos projetos investirem mais na estrutura do banco de dados: “nessa versão da chamada pública, nós tivemos um avanço, desta vez haverá a possibilidade de contratação de bolsistas para ajudarem com as pesquisas e editoração. Os recursos para pessoal vão seguir parâmetros de acordo com a classificação da revista, ou meio de publicação”, acrescenta o professor Guilherme Fromm, da revista Domínios de Lingu@gem, um dos projetos da UFU que foram aprovados. A contratação de bolsista é algo novo dentro do processo da Chamada Pública da Fapemig, para apoio à divulgação científica realizada pelas revistas universitárias. 

Para o projeto, a revista recebeu verba para um bolsista. A “Domínios de Lingu@gem” faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU); “as bolsas também vieram com valores maiores, seguirão o mesmo valor da tabela Capes”, completa Guilherme Fromm. 

O projeto aprovado, no caso do prof. Guilherme, contemplará a revista hospedada em (https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) que já vai para o 18º volume e trata da Linguística Teórica e da Linguística Aplicada, apresentando fluxo contínuo de recepção e publicação de artigos de conteúdo aberto, sem custo para os autores realizarem as publicações. “Não cobramos para publicar; o objetivo das publicações da UFU é difundir mais o conhecimento e com acesso livre; esse edital, que possibilita a contratação de bolsistas vai ajudar bastante na editoração e na avaliação de mais textos, ampliando o nível das publicações. Com os resultados deste Edital FAPEMIG, todos ganham: alunos, pesquisadores, universidades e a sociedade em geral, com mais fontes para pesquisa”, completa o professor. 

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 27/12/2023 às 15:12

Compartilhe