FAU

Aperfeiçoamento em cirurgias em pequenos animais para atender a um dos mercados que mais crescem no Brasil

Veterinária Andréa Costa, finalizando uma cirurgia oftálmica.

Oferecer oportunidades de especialização para um setor que cresceu 7 vezes mais que o PIB nacional.

Enquanto aguardava para conversar com a cirurgiã veterinária sobre o mercado do mundo pet, outra médica falava de nutrição, valor calórico, idade, peso e rotina de um indivíduo, assunto que mais parecia se tratar de uma consulta para uma pessoa, mas estamos falando do mundo pet, era sobre a saúde alimentar de um cão.

Mais do que cuidado a atuação do médico veterinário tem sido cada vez mais complexo o atendimento e o nível de conhecimento voltado aos animais de pequeno porte para padrões semelhantes aos oferecidos à população humana.

De medicamentos com atuação mais ampla aos planos de saúde para prevenção, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor, até setembro do ano passado, a estimativa era de que o setor pet brasileiro tenha faturado R$ 68,9 bilhões, com um crescimento anual estimado de 14%, sete vezes maior que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB foi de 2,9%.

A crescente oferta de serviços acelera o crescimento do setor de pets, em primeiro lugar vem o de alimentação o pet food representa mais de 55% do faturamento do setor. Nas clínicas especializadas os veterinários se esforçam para acompanhar a demanda de serviços de cuidados, neste caso, de acordo com o Instituto Pet Brasil os serviços veterinários aumentaram, no ano passado,17,5% e já representam quase 10% no mercado pet. “Entre os “pets”, cães e gatos assumem papel de destaque, constituindo-se nas espécies de maior convívio com seres humanos. Em relação aos caninos, além das outras funções a que se destina, ou seja, guarda territorial, guias de cego, forças armadas etc., vem fazendo parte, cada vez mais, do dia a dia da maioria das famílias brasileiras”, completa o professor doutor da UFU e coordenador do curso, Francisco Claúdio Dantas Mota.

A criação do curso de aperfeiçoamento em cirurgias de animais de pequeno porte oferecido pela Faculdade de medicina veterinária (FAMEV) vem para atender a demanda do mercado. O objetivo é atualizar e capacitar médicos veterinários para atuar eficazmente na área de clínica cirúrgica de cães e gatos. “Com a tecnologia, com a inovação, nós precisamos ofertar cada vez mais esses cursos, que seja de extensão, que são cursos mais rápidos, mais voltados à prática, que também oferece oportunidade de network”, destaca, Nauara Cristina Gomes, analista júnior de projetos da FAU.

Andréa Costa é cirurgiã veterinária e proprietária de uma clínica há quase 40 anos tem 5 pós-graduação e uma em cirurgia, já busca nova pós e vai levar com ela uma das veterinárias da equipe da clínica, “eu faço em média 3 cirurgias por dia, hoje fiz 5 preciso de quem divida comigo essa escala e preciso também me manter atualizada, o mercado não tem cirurgiões para atender toda nossa necessidade”, afirma a veterinária.

Segundo a Andréa o setor de pets de pequeno porte já está precisando de mais profissionais especializados em cirurgia há cerca de 15 anos. E, com isso, o mercado está bastante favorável, os poucos cirurgiões que estão trabalhando preferem atender “volante” com agendas em clínicas diferentes para alcançar toda a demanda. “Vinte vagas para o curso? Vai ficar muita gente de fora, ainda é pouco para atender o mercado”, completa a veterinária que ainda acumula a função de anestesista para as cirurgias, procedimento que não é adotado em grandes centros mas, por falta de veterinários especializados, ela é obrigada a exercer.

De acordo com o coordenador do curso de extensão, professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), menos de 1% dos formandos na área de medicina veterinária tem acesso aos programas de residência, os cursos de pós-graduação Lato Sensu, aprimoramentos, aperfeiçoamento e práticos extensionistas. “Esse curso vem trazer a esses profissionais a oportunidade de treinamento e aprofundamento nos conceitos na área clínica médica e cirurgia veterinária, conhecimentos que farão a diferença na vivência clínica das especialidades, que são atualmente tão desafiadoras e frequentes na rotina da clínica médica veterinária”, acrescenta o coordenador do curso, Francisco Claúdio Dantas Mota. O curso do projeto de extensão curso de Aperfeiçoamento em cirurgia de pequenos animais que será oferecido pela Faculdade de medicina veterinária (FAMEV) busca atender aos profissionais médicos veterinários graduados ou pós-graduados.

A grade curricular foi montada com o objetivo de atualizar e capacitar médicos veterinários dentro das especialidades mais demandadas pela população. “O que pretendemos com esse curso de extensão é apresentar procedimentos modernos e de alta resolutividade para que o profissional possa atuar com mais segurança em seu dia a dia com procedimentos de baixa, média e alta complexidade, com maior precisão diagnóstica e terapêutica na área de clínica cirúrgica de cães e gatos”, completa o coordenador.

As aulas serão em sala de aula e práticas, nos laboratórios, do hospital Veterinário da UFU. O curso de extensão abordará desde casos de urgências, emergências até para cirurgias eletivas. Ao todo são 12 especializações divididas em módulos com aulas práticas e teóricas ministradas por professores e doutores da UFU, com carga horária total de quase 200 horas.

Os temas passarão pela introdução à cirurgia até as mais complexas que vão de atendimento de emergência a politraumatizados sendo geralmente animais vítimas de acidentes a cirurgias oncológicas, reconstrutivas passando para as especializadas em feridas de pele oncológicas, cabeça e pescoço.

Mais informações aqui.

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 18/07/2024 às 08:00

Compartilhe