FAU

FAU parabeniza Unidade Embrapii FEMEC UFU, instalada na Universidade Federal de Uberlândia

Solenidade de oito anos de credenciamento da Unidade
Imagem Milton Santos – Dirco UFU

Atuando na parceria como facilitador na gestão de projetos a FAU se orgulha de participar desse momento de comemoração

A Unidade FEMEC UFU da Embrapii une dois dos importantes laboratórios de pesquisa e inovação da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem e manufatura aditiva, o Laprosolda e o laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste, o LTAD.  A Embrapii é uma Organização vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação criada há 10 anos para apoiar e fomentar a inovação na indústria brasileira.

A inovação é desenvolvida por meio de projetos de pesquisa com as empresas de todo o território nacional, “A FAU é a instituição que viabiliza o investimento privado tornando o recurso público para que os pesquisadores da Universidade desenvolvam a inovação”, disse o reitor da UFU, durante o evento em comemoração aos oito anos de credenciamento da Unidade Embrapii FEMEC UFU, no último dia 4.

Criada há mais de 40 anos, o papel da Fundação de Apoio Universitário (FAU), tem autonomia administrativa para atuar na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e de desenvolvimento institucional de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), sendo a UFU uma delas. Junto as sete instituições a apoiadas já foram mais de 8 mil projetos gerenciados envolvendo mais de R$ 10 bilhões captados pelos pesquisadores e professores.

A parceria da FAU otimiza a realização dos projetos e possibilita a gestão administrativa e financeira desses recursos, como por exemplo na contratação de pessoas para atuarem nos projetos.

No caso da Unidade Embrapii FEMEC UFU, por exemplo, são mais de 50 contratos com engenheiros e profissionais administrativos, via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para desenvolvem as pesquisas juntamente com os professores e alunos da Universidade. Os recursos, para as contratações, são dos projetos em parceria com as empresas e cabe à FAU a gestão desses processos trabalhistas. Cada projeto tem a conta própria e a operacionalização é anualmente auditada por empresa externa.

Outra atividade da Fundação que otimiza a execução dos projetos é realizada pelo setor de compras, deixando a equipe da Unidade focada na pesquisa. A complexidade dos projetos de inovação tecnológica exige o mesmo nível para a aquisição de itens e produtos para a execução dos ensaios de pesquisa. “Esse suporte é vital para a concretização de pesquisas de ponta, que requerem acesso a equipamentos, insumos e tecnologias avançadas, muitas vezes disponíveis apenas em mercados internacionais”, explica Juliana Gough, gerente de compras da FAU.

Para as compras nacionais a FAU oferece um suporte que inclui: busca e identificação de fornecedores; cotação e negociação; logística e entrega; tombamento de bens permanentes e o cumprimento legal. No caso das compras de itens internacionais a gestão da FAU possibilita assegurar que as aquisições estejam de acordo com as leis e regulamentações com inclusive serviço de despachante aduaneiro. “O trabalho da FAU, na gestão de vários procedimentos, o de compras é um deles, deixa o pesquisador mais focado na inovação e, tudo precisa ser feito por nós, dentro do plano de trabalho do projeto para otimizar os prazos e entregas feitas por eles”, acrescenta o diretor da FAU Rafael Visibelli.

 

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 08/07/2024 às 16:50

Compartilhe