Encarar as rápidas mudanças no mercado de trabalho, impulsionadas por uma avalanche de informações e novas ferramentas, tornou-se um dos maiores desafios no mundo dos negócios. Desde a pandemia, a educação continuada tem sido uma das principais aliadas para os profissionais que buscam aprimorarem o conhecimento e se manterem relevantes no mercado de trabalho.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ensino à distância (EAD) tem se destacado como uma ferramenta fundamental para os colaboradores de empresas públicas ou privadas que buscam aperfeiçoamento e atualização constantes, exigências cada vez mais presentes nos ambientes de trabalho. Em 2019, das quase 16.500 vagas ofertadas no nível superior, cerca de 10.400 foram na modalidade (EAD).
Outra demanda crescente do mercado de trabalho é a formação de líderes capazes de compreender os negócios de forma sustentável. “Não se trata apenas de uma nova era, mas de um novo mundo. Nesse contexto, as universidades terão um papel ainda mais crucial do que no passado. No entanto, será necessário reestruturá-las, com foco na formação de lideranças com visão global”, acrescenta Hélio Mendes, consultor nas áreas empresarial e política, autor de ‘Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa’.
Para atender a essa necessidade de mercado, a Faculdade de administração, ciências contábeis, engenharia da produção e serviço social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), abriu o segundo módulo do curso de pós-graduação em liderança e gestão de negócio no formato EAD.
O curso visa preparar líderes para a gestão de negócios e aprimorar as habilidades na elaboração de planos estratégicos que fortaleçam a posição das empresas no cenário global, como foco nas estratégias de gestão organizacional. O projeto do curso aborda fatores pessoais (internos), interpessoais (relacionamento), fatores de gestão (finanças, marketing, gestão de pessoas, comportamento organizacional e logística) e fatores sistêmicos (econômicos, sociais, políticos e ambientais) buscando a formação organizacional e autogestão. “Como resultado espera se capacitar especialistas em Liderança e Gestão de negócios, contribuindo, assim, tanto para a empregabilidade dos formandos, quanto para que as organizações tenham uma gestão mais eficaz”, completa o professor Denilson A. Leite Freire e coordenador do curso da UFU.
O curso é destinado a profissionais com nível superior em qualquer área do conhecimento, com que buscam desenvolver competências de liderança e de gestão de negócios. Todos os professores do curso possuem doutorados e pesquisas nas suas áreas de conhecimento. Mais informações: https://cursos.fau.org.br/curso/mba-em-lideranca-e-gestao-de-negocio-ead-turma-ii/
Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 21/02/2025 ás 10:35