FAU

Maratonas do conhecimento – UFU prepara para a Primeira Maratona de Física

Universidade Federal de Uberlândia, entrada Campus Santa Mônica
Imagem: Milton Santos (DIRCO/UFU)

No mundo moderno, tudo tem se reinventado. Das corridas do Império Romano às salas de aula da Revolução 4.0, as maratonas transformaram-se em ferramentas poderosas para impulsionar o conhecimento. O objetivo permanece: extrair o melhor de cada participante. Mas agora, o desafio vai além do esforço físico: é cerebral, coletivo e revelador.  

E a modalidade já comprovou o impacto que pode gerar, fixa alunos, eleva notas e projeto jovens para novos mundos. Gabriel Chayb, estudante da UFU, vive essa trajetória. Aos 12 anos de idade descobriu nas maratonas de programação uma paixão que o levou ao topo da NASA Space Challenge: “Com certeza, as maratonas são muito importantes. Elas podem mudar a vida, independentemente do resultado, é algo especial para a carreira profissional, para o conhecimento, para o networking e com certeza ajuda muita gente a iniciar a programação, no caso das específicas para a área”, enfatiza Gabriel, integrante da equipe vencedora. Fizeram parte da equipe os alunos Larissa Borges de Mello, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Gustavo Antônio Teixeira da Matos, em conjunto com os egressos Gustavo Ferreira Tavares e Adaílton José Alves Junior. 

Agora, é a vez da física entrar nesse cenário. O Instituto de Física (INFIS) da UFU promoverá a I Maratona de Física do Ensino Médio, no dia 05 do mês de setembro de 2025, no Campus Santa Mônica. Um dos objetivos com a competição é trazer a física para o entendimento do cotidiano das pessoas, especialmente dos alunos como forma de incentivar para o ensino. A Maratona possibilitará aos participantes vivenciarem a física. “A I Maratona de Física é uma iniciativa para aproximar o/a estudante da Universidade, especialmente as meninas e mulheres, para que aprendam um pouco mais sobre a Física e coloquem em prática seus conhecimentos na resolução de questões desafiadoras”, destaca a coordenadora do projeto, Débora Coimbra, do Instituto de Física da UFU. As competições acontecerão em grupos de 3 participantes sendo pelo menos um deles que se identifique com o gênero feminino. As competições acontecerão em duas classificações: escolas públicas competindo entre si e o mesmo entre as escolas privadas. E ainda, acontecerão palestras e atividades lúdicas interativas com a equipe do Museu Dica. 

E o momento é estratégico. Na Revolução 4.0, a física está entre os conhecimentos mais relevantes para as tecnologias disruptivas – da automação industrial à Inteligência Artificial. A maratona surge como resposta oferecendo desde questões típicas de assuntos tradicionais do Ensino Médio até questões cuja solução envolverão práticas experimentais em estações interativas. “Neste mundo em transformação, com conteúdos cada vez mais acessíveis, as Maratonas do conhecimento são muito importantes para o sistema de educação, pois ajudam a incentivar os estudantes a aprender, cada vez mais. Com isso, tornam pesquisadores e pessoas mais capacitadas e com maiores possibilidades para ajudar a melhorar nossa sociedade”, comenta o professor e pesquisador da faculdade de computação (FACOM) – UFU, João Henrique de Souza Pereira. 

O professor participa de maratonas de conhecimento há 18 anos e desde 2018, do UberHub Code, programa que forma, gratuitamente em parceria com a UFU e sociedade, jovens em lógica de programação.  

A Maratona de física veio inspirada nas de matemática da UFU, realizadas desde 2013 com a participação de 41 escolas já na estreia. E, a edição do ano passado superou as expectativas com 50 equipes mais da metade de escolas privadas.   

As competições ainda atraem empresas que estimuladas pelo sucesso e apoio ao setor da educação entram como parcerias com a divisão de investimentos em cotas. Uma das formas de tornar a universidade pública um grande cenário para o desenvolvimento científico e integração com a sociedade fortalecendo o ecossistema da cidade.   

Para empresas visionárias, é mais uma oportunidade de fazerem parte do avanço da educação e preparação de mão de obra.  O edital oferece 4 modalidades de cotas de patrocínio (Bronze a Diamante), com benefícios como visibilidade em redes sociais, materiais do evento e interação com futuros talentos com as principais habilidades de conhecimento desta Quarta Revolução Industrial. 

As propostas devem ser enviadas até 31 de julho de 2025 para maratonafisicaufu@gmail.com seguindo as normas do Edital INFIS nº 19/2025. 

Por: Cristiane de Paula (jornalista FAU)
Publicado em 25/07/2025 ás 16:26

Compartilhe